Apoie o DCM

Ex-presidente do Barcelona é preso por esquema de difamação e desinformação nas redes

Do UOL:

Josep Maria Bartomeu, ex-presidente do Barcelona, foi preso hoje pela manhã. Foto: Handout / FC BARCELONA / AFP

O ex-presidente do Barcelona Josep María Bartomeu foi preso, hoje, em um escritório do estádio Camp Nou, segundo o jornal espanhol As. De acordo com o veículo, a prisão faz parte de uma operação da polícia civil chamada de “Barçagate”.

Bartomeu foi levado à polícia junto com o diretor-geral Oscar Grau, o diretor jurídico Romo Gómez Ponti e o ex-assessor da presidência do clube, Jaume Massafer. Não foi confirmado se as demais prisões também aconteceram no estádio do Barcelona.

(…) Em fevereiro de 2020, a emissora espanhola Cadenaser revelou um esquema no qual o então presidente Bartomeu contratou a empresa I3Ventures, que é especializada em divulgação em massa de ofensas e desinformações nas redes sociais. De acordo com a reportagem, os ataques contratados eram contra ex-presidentes do clube.

A reportagem explica que foi gasto cerca de um milhão de euros por ano. A quantia foi dividida em diferentes contratos de menos de 200 mil euros para não chamar a atenção da diretoria nem do conselho financeiro do clube. Tudo esquematizado por Jaume Masferrer.

(…)