Apoie o DCM

Ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado de SP é suspeito de lavagem de dinheiro

Fúlvio Biazzi

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) encontrou transações suspeitas na conta do ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo Fúlvio Julião Biazzi. São 23 milhões de reais em valores suspeitos de operação de lavagem de dinheiro.

Segundo reportagem de O Estado de S. Paulo, Biazzi foi citado na delação da Andrade Gutierrez como “destinatário de propinas quando conselheiro do TCE paulista, entre 1992 e 2011. A movimentação milionária suspeita é depois desse período, entre 2012 e 2017, mas o dinheiro pode ter sido obtido antes. Na maior parte de sua militância no TSE, o governo era do PSDB.

“O relatório do Coaf foi feito com base em investigação do Ministério Público Estadual, que apura relatos de propinas pagas a conselheiros e ex-conselheiros do TCE. Delatores da empreiteira afirmaram ter pago um percentual de 1% dos contratos a integrantes da Corte para evitar entraves durante obras do Metrô. Um dos citados é Biazzi”, informa Luiz Vassallo, autor da reportagem.

Biazzi disse que suas transações foram declaradas à Receita Federal e, por isso, têm lastro. Ele continua sendo investigado. É o terceiro conselheiro do TCE implicado em denúncia de suborno. Os outros são Robson Marinho, que foi braço direito de Mário Covas no governo do Estado, e Eduardo Bittencourt, citado nas delações da Odebrecht, OAS e Andrade Gutierrez.