Exame de sangue pode indicar risco de quadro grave de covid

Exames de sangue podem ajudar médicos a identificar pacientes que correm maior risco de desenvolver um quadro sério de Covid-19, aponta uma nova pesquisa da Universidade Yale, nos Estados Unidos. A descoberta foi publicada no Blood Advances.
De acordo com os autores do estudo, é possível prever esse risco em amostras sanguíneas pela presença de uma série de indicadores biológicos – conhecidos como biomarcadores – associados à ativação dos glóbulos brancos durante uma infecção. “Pacientes com altos níveis desses marcadores têm maior propensão a precisar de ventiladores e de cuidados na unidade de terapia intensiva ou a falecer devido à Covid-19”, disse o Hyung Chun, o autor principal da pesquisa, em um comunicado.
Chun e sua equipe chegaram a essa conclusão após analisarem amostras de sangue de 100 pacientes que viriam a apresentar quadros diferentes da doença causada pelo Sars-CoV-2. As coletas foram realizadas logo no primeiro dia de internação dos indivíduos.
Os pesquisadores utilizaram perfis proteômicos – uma triagem de várias proteínas no sangue – para examinarem as amostras, e também estudaram dados clínicos de mais outros 3 mil pacientes diagnosticados com Covid-19. Então, perceberam que os casos mais graves da enfermidade estavam relacionados a níveis mais elevados de cinco proteínas associadas aos neutrófilos, um tipo de glóbulo branco: a resistina, a lipocalina-2, a HGF, a IL-8 e a G-CSF. Algumas dessas moléculas já haviam sido ligadas à obesidade, mas não à severidade da Covid-19 e de outras doenças virais.
Todos os pacientes que acabaram sendo internados em unidades de terapia intensiva apresentavam maior presença desses biomarcadores associados aos neutrófilos em comparação aos indivíduos que não enfrentaram casos graves. Nenhum dos pacientes com níveis mais baixos desses indicadores faleceu.
(…)