Exames descartam ebola em paciente internado em SP

O Instituto Adolfo Lutz descartou a presença do vírus ebola em um paciente de 37 anos internado no Instituto Emílio Ribas, em São Paulo. O resultado foi divulgado nesta segunda (1º) após análise laboratorial da amostra coletada do homem.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, o paciente segue internado em estado grave. No sábado (30), o Instituto Adolfo Lutz confirmou a presença da bactéria Neisseria meningitidis, causadora da meningite meningocócica.
O homem é procedente da República Democrática do Congo e havia viajado recentemente ao país africano, que registra áreas com transmissão de ebola. Antes de ser transferido para o Emílio Ribas, ele foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), apresentando febre alta e exames inconclusivos para malária.
De acordo com as autoridades sanitárias, o risco de o ebola chegar ao Brasil é considerado muito baixo. O país não registra transmissão interna da doença, e a vigilância epidemiológica mantém protocolos específicos para notificação e investigação de casos suspeitos.
