Apoie o DCM

Exército erra em medição e fazendeiro descobre que Paraná vai perder território para SC

Técnicos do IAT verificando a nova divisa entre o Paraná e Santa Catarina — Foto: AIT/Reprodução

O Paraná vai perder 490 hectares para Santa Catarina a partir de 2025, após um morador de Guaratuba (PR) descobrir, através de uma medição própria, que seu terreno estava no estado catarinense.

A descoberta contraria a delimitação estabelecida pelo Exército brasileiro entre 1918 e 1919. Após ser notificado, o Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná confirmou a inconsistência na marcação e realizou uma vistoria presencial e uma análise de documentos antigos, verificando a necessidade de correção dos mapas.

A principal alteração afeta a divisa entre os municípios de Guaratuba (PR) e Garuva (SC), representando 0,002% da área total do Paraná. Segundo Amauri Simão Pampuch, engenheiro florestal da Diretoria de Gestão Territorial do IAT, a mudança impactará pessoas que possuem terrenos na região, pois alguns imóveis poderão passar a estar oficialmente em Santa Catarina.

As prefeituras de Guaratuba e Garuva precisam analisar os impactos dessa alteração territorial. Guaratuba deve avaliar os impactos territoriais e tributários, enquanto Garuva aguarda a documentação e novas coordenadas geográficas para identificar os imóveis na área e atualizar seu mapa territorial. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acompanha a atualização para realizar as devidas correções nos totais populacionais.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link