Exército hasteia bandeira nazista em colégio militar

Na última sexta-feira (1°), nas dependências do Colégio Militar do Rio de Janeiro, no bairro do Maracanã, foi vista uma bandeira nazista hasteada. Ela foi erguida no parque aquático do colégio, para uma encenação sobre a criação do distintivo da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
A representação teatral sobre a 2ª Guerra Mundial promovida pelo Exército a rendição de divisões alemãs e italianas aos brasileiros em abril de 1945, na cidade de Fornovo di Taro, palco de batalha homônima da qual participaram os pracinhas (membros da FEB). Na apresentação, teve até a famosa saudação de Hitler.
Os idealizadores do evento explicam que a intenção era “conceber maior realismo à encenação”. Para tal feito, além de viaturas e equipamentos similares aos da época, foram usados durante o espetáculo uniformes dos pracinhas e do “inimigo ítalo-alemão”.
No entanto, foi afirmado pelo Exército que “não houve qualquer apologia à ideologia” e que “o sentido da encenação foi justamente o contrário”. Em outras palavras, “reverenciar a memória de brasileiros que lutaram bravamente em solo europeu e/ou defenderam o nosso litoral, combatendo pela liberdade mundial”.
A Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) foi quem promoveu a cerimônia, onde as cenas fazem parte da comemoração da arma de Infantaria do Colégio Militar do Rio de Janeiro.