Apoie o DCM

Exército vigia morro do Alemão de helicóptero e prepara nova operação no Rio

Da Folha.

Símbolos da tentativa de retomada pelo Estado de territórios dominados pelo tráfico de drogas no início da década, os Complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio, são alvos de monitoramento pelo Exército.

O objetivo é mapear diferentes acessos e possíveis rotas de fugas de traficantes para uma futura ação coordenada pelo interventor federal no Rio, o general Walter Braga Netto –o presidente Michel Temer (MDB) decretou a intervenção federal na segurança pública do Estado, medida que conta com o apoio do governador Luiz Fernando Pezão, também do MDB.

No último domingo (23), o sobrevoo de dois helicópteros da Força foram a face mais visível da ação no Alemão (69 mil habitantes) e na Penha (com 35 mil). As aeronaves vigiaram e captaram imagens dos complexos de favelas, que se estende por cinco bairros da zona norte.

Nos últimos dias, drones da Polícia Civil também passaram a registrar imagens dessas comunidades. 

Moradores do Complexo do Alemão relataram os sobrevoos das aeronaves e dos drones. Procurado pela reportagem, o CML (Comando Militar do Leste) confirmou a estratégia de observação.

(…)

Considerados dos mais difíceis para a polícia subir por causa das vias estreitas e do pesado armamento dos criminosos, os complexos vizinhos já foram o quartel general da facção criminosa Comando Vermelho no Rio.

Expulsos em 2010, os traficantes retomaram o comércio de drogas nas favelas locais e acirraram os confrontos desde que a crise financeira atingiu o Estado há cerca de três anos.

(…)