Exploração de petróleo na Foz do Amazonas “vai sair” em seis meses, diz presidente da Petrobras

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, afirmou que a exploração de petróleo na Foz do Amazonas será realizada mesmo com o impasse entre a petroleira e o Ibama. Com informações de Malu Gaspar, colunista do Globo.
As afirmações de Prates teriam sido direcionadas a interlocutores no conselho de administração da companhia que estariam preocupados com o que ocorreria com relação a exploração da área. Jean Paul afirmou que a exploração “vai sair” nos próximos seis meses.
A principal estratégia da companhia será dar um tempo e “tirar a pressão” sobre o Ibama para que o assunto “saia de pauta”, enquanto responde aos questionamentos do instituto sobre a perfuração de um poço na região chamada de Bacia da Foz do Amazonas.
No último dia 17, o Ibama negou pela segunda vez a licença para perfuração do poço, desencadeando uma batalha interna no governo e com políticos da base aliada. Toda a área encontra-se localizada na margem equatorial brasileira, que vai do litoral do Amapá ao litoral do Rio Grande do Norte. Segundo o instituto, a perfuração impactaria negativamente na biodiversidade marinha e na dinâmica de aves, além de causar riscos diplomáticos, caso houvesse vazamento de óleo.
