“Extorsão”: Delegada da PF denuncia motorista da Uber que cobrou por devolução de notebook

A delegada da Polícia Federal Dominique de Castro Oliveira acionou a própria PF após um motorista da Uber exigir pagamento para devolver um notebook funcional esquecido no carro. Segundo a corporação, o motorista Pedro Herik da Costa, de 26 anos, foi localizado e levado à Superintendência do Distrito Federal na última quinta-feira (8), onde prestou depoimento e foi liberado em seguida.
De acordo com o motorista, ele percebeu a pasta no banco traseiro após iniciar outra corrida e foi contatado pela delegada pouco depois. Pedro afirmou que pediu R$ 50 pela devolução para cobrir o deslocamento e enviou mensagem citando o Código Civil. No áudio, disse: “Eu tô fazendo só meu papel de devolver. Tem muito cara aí pilantra aí […] mas eu sou honesto”. A delegada, segundo ele, teria se recusado a pagar e alegado extorsão, enquanto o motorista declarou estar seguindo orientação da plataforma, que recomenda entregar objetos em uma delegacia.
Ao chegar ao ponto combinado, Pedro foi surpreendido por agentes da PF e conduzido para esclarecimentos. No depoimento, disse que nunca havia sido detido e que apenas solicitou a taxa de deslocamento. Após a ocorrência, ele foi liberado, mas acabou bloqueado pela plataforma após a denúncia de extorsão.
Confira:






