Extrema-direita estreia com 11 cadeiras na Catalunha
Do G1

Os separatistas da região da Catalunha, na Espanha, aumentaram a sua presença no Parlamento regional com as eleições que aconteceram no domingo (14).
Os três partidos independentistas, somados, elegeram 74 parlamentares, de um total de 135, e poderão formar um governo se conseguirem formar uma coalizão. Antes, eles tinham 70 legisladores, um pouco menos da metade dos votos suficientes para comandar a Casa.
O Partido Socialista do primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez foi o mais votado, mas a liderança é insuficiente para conseguir a maioria dos votos no Parlamento.
Os socialistas ficaram com 33 das 135 cadeiras no Parlamento. Logo atrás na votação aparecem os dois principais partidos regionais, Esquerda Republicana (ERC), com 33 assentos, e Juntos pela Catalunha (JxC), com 32. Outro separatista, o CUP, da esquerda radical, elegeu nove parlamentares. (…)
O Vox, de extrema direita, conseguiu chegar pela primeira vez ao Parlamento. Eles ficaram com 11 assentos. O partido tem um discurso inflamado contra o separatismo catalão. (…)