Apoie o DCM

FAB usa avião não tripulado para ajudar nos resgates do Rio Grande do Sul

Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), o RQ-900, que pertence à Base Aérea de Santa Maria (BASM). Foto: Reprodução

A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou neste domingo (5) o uso de um avião não tripulado, o RQ-900, para localizar pessoas isoladas devido às enchentes no Rio Grande do Sul. Com 15 metros, a aeronave é operada pela Base Aérea de Santa Maria. A orientação da FAB é para que pessoas em situação de risco saiam dos abrigos e sinalizem a presença ao avistarem ou ouvirem a aeronave.

Essas aeronaves remotamente tripuladas permitem análises em tempo real e com alta precisão das áreas afetadas, auxiliando no mapeamento e na identificação de pessoas em perigo. Além disso, a FAB utiliza essa frota para tarefas de inteligência, vigilância e reconhecimento, como na detecção de áreas de desmatamento na Amazônia.

Os temporais no Rio Grande do Sul resultaram em dezenas de mortos, centenas de desaparecidos e mais de 780 mil pessoas afetadas pela tragédia. Com mais de 330 municípios atingidos pela enchente histórica, o estado enfrenta desafios como falta de abastecimento de água, energia elétrica e interrupção dos serviços de telefonia e internet.

O presidente Lula, acompanhado por ministros, visitou novamente o estado neste domingo para avaliar os estragos causados pelas enchentes, demonstrando a atenção do governo federal à situação emergencial enfrentada pelos moradores do Rio Grande do Sul.

Conheça os RQ 900:

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link