Apoie o DCM

Fábrica que mistura leite com soda cáustica e água oxigenada é alvo de operação

Mulher presa em flagrante durante operação do MP. Foto: Reprodução/RBS TV

O Ministério Público realizou uma operação nesta quarta (11) e prendeu cinco pessoas até o momento por adulteração de produtos lácteos para disfarçar a deterioração em uma fábrica no município de Taquara, na região metropolitana de Porto Alegre (RS). Os criminosos usavam soda cáustica e água oxigenada em produtos como leite UHT, leite em pó e compostos lácteos.

O alvo da operação foi uma fábrica da Dielat, que tem ampla distribuição no Brasil e realiza exportações para a Venezuela. A empresa comercializa marcas como Mega Lac, Mega Milk, Tentação e Cootall, e já venceu licitações para fornecer produtos e escolas e órgãos públicos.

Entre os presos estão Antonio Ricardo (sócio-proprietário da empresa), Tales Bardo (diretor), Gustavo Lauck (supervisor), Sérgio Alberto Seewald (engenheiro químico) e uma mulher, que pediu para os colegas apagarem possíveis provas e não teve o nome divulgado.

A soda cáustica e a água oxigenada foram usadas para reprocessar produtos vencidos e recuperar itens deteriorados, mas podem apresentar perigo à saúde. Seewald, que é conhecido como “alquimista” ou “mago do leite”, foi alvo de uma operação por práticas similares em outra empresa e foi contratado para assessorar a produção.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line