Apoie o DCM

Ex-funcionário do Facebook diz que algoritmos da rede social incentivam extrema direita

Celular com logo do Facebook
Facebook – Foto: Oliver Douliery/AFP

Nesta sexta (22), denúncias feitas por Frances Haugen, ex-funcionária do Facebook, ganharam um novo rumo. Um consórcio chamado “The Facebook Papers”, formado por 17 veículos jornalísticos dos Estados Unidos, incluindo New York TimesCNN e Washington Post, começou a publicar detalhes de documentos vazados da companhia de Mark Zuckerberg.

Os arquivos mostram que o Facebook foi alertado por funcionários sobre a disseminação de desinformação e discurso de ódio antes das eleições americanas de 2020. Além disso, pesquisas internas da empresa revelam que os algoritmos impulsionam conteúdos de movimentos conspiratórios como o QAnon.

Os veículos jornalísticos tiveram acesso a documentos recebidos pelo Congresso americano, em grande maioria os materiais divulgados por Frances Haugen, que prestou depoimento no Senado dos Estados Unidos em 5 de outubro. Com informações do Estadão.

O dossiê indicou que o Facebook aumenta o alcance de publicações de ódio, permite a circulação de conteúdos sobre tráfico humano e de drogas, trata celebridades e políticos com regras diferenciadas e não mantém o mesmo nível de moderação em países fora dos Estados Unidos.

Leia também:

1; Alcolumbre diz que vai pautar sabatina de Mendonça até novembro: “Derrota garantida”

2; Wagner Moura declara voto em Lula ao lançar filme sobre Marighella

3; VÍDEO: Bolsonaro mente e diz que vacinados com 2 doses estão desenvolvendo AIDS

Algoritmos do Facebook incentivam extremismos

De acordo com as denúncias, o Facebook sabe há muito tempo que seus algoritmos e sistemas de recomendação incentivam extremismos.

Um relatório chamado Jornada de Carol ao QAnon detalha um experimento desenvolvido por um pesquisador: A rede social demorou apenas dois dias para recomendar grupos dedicados ao QAnon a uma conta fictícia, descrita como uma mãe politicamente conservadora da cidade Wilmington, Carolina do Norte,