Apoie o DCM

Faculdade do RS revoga títulos “doutor honoris causa” dados a figurões da ditadura

Prédio da Reitoria da UFPel
Prédio da Reitoria da UFPel, localizada em Pelotas – Foto: Divulgação

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Pelotas decidiu, à exemplo do que já havia feito a Universidade Federal do Paraná , pela cassação dos títulos de “doutor honoris causa” concedidos a Emílio Garrastazu Médici e Jarbas Passarinho, ex-presidente e ex-ministro da Educação durante o regime militar, respectivamente.

A decisão da instituição marca um ponto significativo na história da instituição. A cassação dos títulos de “doutor honoris causa” concedidos a eles reflete um compromisso com a justiça histórica e a memória coletiva.

Ao g1, a reitora da UFPel, Isabela Andrade, posicionou-se favoravelmente à resolução, destacando a importância do ato em relação aos 60 anos do golpe militar, relembrados em março de 2024. “Havia a necessidade dessa reparação histórica por parte da nossa Universidade”, afirmou.

A proposta de revogação dos títulos foi apresentada pela Comissão para Implementação de Medidas de Memória, Verdade e Justiça na UFPel, instituída no ano de 2023 como parte de um esforço contínuo para lidar com o legado do regime militar no país.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link