Apoie o DCM

Fake News: Mulher que faz denúncias em vídeo não é tia de Marielle Franco

Da Piauí:

Circula nas redes sociais um vídeo com uma mulher que seria a tia da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), assassinada em 14 de março do ano passado juntamente com o motorista Anderson Gomes. Na gravação, ela faz uma série de denúncias sobre o crime, que ainda não foi totalmente esclarecido.

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado.(…)

A informação analisada pela Lupa é falsa. A mulher que aparece no vídeo não é tia de Marielle Franco. Para verificar se existia algum grau de parentesco entre elas, a Lupa procurou Anielle Franco, irmã da vereadora. Ela informou, em mensagem de texto enviada pelo celular, que a mulher não faz parte da família. “Fake”, disse, ao ser questionada sobre a gravação e ver uma foto da pessoa.

Além disso, em nenhum momento do vídeo a pessoa afirma ser parente de Marielle. Isso só aparece nas legendas que acompanham os vídeos, o que mostra que alguém quis vincular as duas para dar mais credibilidade às denúncias. Não foi possível, no entanto, descobrir a verdadeira identidade a mulher. 

(…)

Confira a fake news abaixo:

https://twitter.com/wetaum/status/1215590828665659392?s=12