Apoie o DCM

Fake news: Youtube já removeu ao menos 37 vídeos de Bolsonaro desde 2021

Youtube já removeu ao menos 37 v´deos do canal de Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro (PL).
Foto: Marcos Corrêa

O YouTube deletou ao menos 37 vídeos do canal do presidente Jair Bolsonaro (PL) desde abril de 2021. O levantamento foi feito pela Novelo Data, que monitora a exclusão de conteúdos de perfis ligados à extrema direita.

Na última segunda-feira (18/7), a plataforma retirou do ar uma live de julho de 2021, em que Bolsonaro fez diversas alegações, sem provas, contra a segurança das urnas eletrônicas. O conteúdo da live foi usado como base para a apresentação a embaixadores, no Palácio da Alvorada, também na segunda. Na ocasião, o presidente voltou a atacar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o sistema de votação.

31 dos vídeos foram derrubados por conter desinformação sobre a pandemia de Covid-19, entre os dias 19 de abril e 25 de outubro de 2021. Já neste ano, a plataforma fez três remoções, duas delas por alegações infundadas acerca do processo eleitoral, que incluiu a live deletada nessa segunda. Conteúdos nocivos sobre eleições são proibidos pelas diretrizes do YouTube.

Dentre suas políticas, a plataforma lista uma série de categorias de desinformação sobre o processo eleitoral, que podem resultar em punição, entre eles, o “conteúdo com alegações falsas de que fraudes, erros ou problemas técnicos generalizados ocorreram em eleições nacionais certificadas anteriores. Ou conteúdo que afirma que os resultados certificados dessas eleições são falsos.”

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link