Falha no ar-condicionado gera caos e pessoas passam mal no Aeroporto de Congonhas

Clientes e funcionários do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da capital paulista, têm reclamado de um problema no ar-condicionado e relatado que diversas pessoas estão passando mal por conta da falha. A Aena Brasil, empresa que administra o local desde outubro, diz que equipes técnicas estão trabalhando para acabar com as falhas.
O sistema de refrigeração do ar não tem funcionado na área de check-in, segundo a Aena, mas passageiros relatam que o equipamento está com problemas também no saguão, portões, banheiros e até na área VIP do aeroporto.
O aeroporto foi privatizado em 2022, quando a empresa venceu o leilão por um bloco de aeroportos em quatro estados por R$ 2,45 bilhões. O local passou a ser administrado efetivamente pela Aena em 17 de outubro e passageiros têm apontado problemas com o ar-condicionado há pelo menos dois meses.
Logo nos primeiros dias após a empresa assumir o aeroporto, usuários enfrentaram problemas nos sistemas de informação de voos e criticaram a mudança de fonte nos painéis, cujas fontes diminuíram.