Falta de oxigênio mata ao menos 13 pessoas em 24h em cidades do Pará e do Amazonas

Da Metrópoles:
O colapso por falta de oxigênio para pacientes da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, está se espalhando. Em 24 horas, ao menos 13 pacientes morreram devido à falta de oxigênio em cidades do interior do Amazonas e do Pará. A prefeitura de Coari, município a 450km de Manaus, divulgou uma nota em suas redes sociais onde afirma que sete pacientes internados no Hospital Regional da cidade morreram por falta de oxigênio, nesta terça-feira (19/1).
Segundo a publicação, que não especifica o motivo da internação dos pacientes, o município deveria ter recebido 40 cilindros nessa segunda-feira (18/1), mas a aeronave que levaria os utensílios de sobrevivência acabou viajando para Tefé, também no Amazonas, e ficou impossibilitada de retornar, já que o aeroporto não aceita voos noturnos. O texto ainda culpa a Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM) por falha de planejamento, o que prejudicaria as medidas de combate à doença no município.
A nota diz que 200 cilindros do Hospital Regional de Coari estão retidos pela Secretaria da Saúde, enquanto parte deles estaria aguardando o abastecimento. A prefeitura acusa a o governo de distribuir a outra parte a Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Manaus. O Metrópoles pediu o posicionamento da Secretaria da Saúde do Amazonas, mas não obteve respostas até a publicação desta matéria. O espaço está aberto para atualizações. (…)
x.x.x.x.x
Leia também: Após Manaus, seis pacientes com covid morrem sufocados por falta de oxigênio no Pará
Leia também: Manaus recebe 217 cilindros de oxigênio doados por Whindersson Nunes