Apoie o DCM

Falta de oxigênio no Amazonas faz Saúde transferir pacientes para outros estados; Governador pede “socorro”

Governador do Amazonas, Wilson Lima — Foto: Divulgação

Do Globo:

Em meio à crise no sistema de saúde do estado do Amazonas, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), diz que o estado pede “socorro” por conta da falta de oxigênio hospitalar para atender ao aumento no número de pacientes com a Covid-19. Diante da crise no abastecimento do produto, o Ministério da Saúde anunciou que irá começar a fazer a transferência de pacientes do Amazonas para hospitais de seis estados.

— Hoje, o estado do Amazonas, que é referência para o mundo, e que todo o mundo volta seus olhares para cá quando há um problema relacionado à preservação ao meio ambiente, está clamando, pedindo por socorro. Considerado por muitos o pulmão do mundo, uma floresta que produz uma quantidade significativa de oxigênio, hoje o nosso povo está precisando desse oxigênio — disse o governador hoje em coletiva.

Segundo o governo do Amazonas, a demanda por oxigênio hospitalar nos últimos dias é mais do que o dobro da registrada durante o primeiro pico da Covid-19 em Manaus. Entre abril e maio, a demanda diária de oxigênio chegou a 30 mil metros cúbicos. Nos últimos dias, a demanda chegou a 70 mil metros cúbicos. O cenário é ainda mais crítico porque, ainda de acordo com o governo, a capacidade da fábrica de oxigênio hospitalar instalada em Manaus é de 28 mil metros cúbicos, o que gera um deficit diário de 42 mil metros cúbicos do produto.

(…)