Famílias de vítimas de covid-19 na Itália processam governo por inação na pandemia

Da Agência Reuters.
Cerca de 500 familiares de vítimas da Covid-19 na Itália anunciaram, nesta quarta-feira, que vão mover um processo judicial contra as autoridades regionais e nacionais. As famílias pedem 100 milhões de euros (cerca de R$ 630 milhões) para reparações dos danos causados a elas em decorrência da doença.
A ação civil, que deve ser apresentada a um tribunal de Roma ainda nesta quarta, é dirigida contra o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, o ministro da Saúde, Roberto Speranza, e o governador da região norte da Lombardia, Attilio Fontana.
A ação está sendo movida por membros de uma comissão chamada “Noi Denunceremo” (“Vamos denunciar”, em tradução livre), criada em abril para representar os parentes dos mortos em Bergamo, uma das cidades mais afetadas da Lombardia.
O comitê argumentou que, quando o surto começou na região, as autoridades locais e o governo federal não tomaram medidas rápidas que poderiam ter evitado a necessidade de uma quarentena nacional e os danos econômicos gerados. Eles também acusam a falta de preparação, já que nem Roma nem a Lombardia tinham um plano atualizado para lidar com uma possível pandemia.
“Este caso é nosso presente de Natal para aqueles que deveriam ter feito o que se suponha que deveriam ter feito, mas não o fizeram”, disse o presidente do grupo, Luca Fusco, em nota.
(…)