Famosos como Alcione usam ‘chapéu de Zé Pilintra’ para votar em Paes contra Crivella

De Alice Cravo, Jan Niklas e Marjoriê Cristine no Globo.
O tiro saiu pela culatra. O atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) acabou por “motivar” eleitores anônimos e famosos a utilizarem o famoso chapéu Panamá para votação do segundo turno no Rio de Janeiro neste domingo, dia 29. Na sexta-feira, o candidato atacou Eduardo Paes (DEM), afirmando que o rival usa “chapeuzinho de Zé Pilintra”, uma entidade da umbanda, durante os desfiles do carnaval carioca. A cantora Alcione escolheu uma roupa azul e colocou o seu adereço para exercer o direito de cidadã. Em uma publicação nas redes sociais, Marrom deixou claro o seu apoio a Eduardo Paes e homenageou “Seu Zé Pilintra”. O gesto foi adotado também pela sambista Teresa Cristina e a porta-bandeira da Portela Lucinha Nobre.
Eleitor do ex-prefeito, o cantor Igor Kartnaller, de 32 anos, brincou que nem o melhor marqueteiro teria pensado em incentivar os apoiadores de Eduardo Paes a utilizarem o famoso chapéu. Em uma escola no bairro da Penha, no subúrbio carioca, o carioca fez uma selfie para registrar o momento em que votou com o adereço.
— Eu já votaria no Paes, mas muitos amigos foram induzidos a votar nele após a fala preconceituosa do Crivella. Tenho vários amigos de matizes africanas que se reuniram e combinaram de todos irem com o chapéu Panamá. É a nossa manifestação silenciosa. É inacreditável que, em pleno século XXI, um candidato trate de forma pejorativa qualquer adereço que faça parte de outra religião — diz.
Segundo Igor, a revolta na sua “bolha” foi tamanha que muitos amigos que iriam anular o voto no segundo turno das eleições municipais mudaram de opinião e optaram por Eduardo Paes. E, claro, todos com o “chapéu de Zé Pilintra” na cabeça.
— Aqui no subúrbio, o chapéu Panamá significa representatividade. Todos fomos ofendidos. Saí aqui na feira e vi muita gente usando o mesmo chapéu. Nenhum marqueteiro pensaria uma coisa tão genial quanto essa. Crivella acabou ajudando a dar mais votos ao Eduardo Paes — diz o cantor.
(…)
PS: Para quem não sabe, Zé Pilintra é uma entidade da Umbanda. Usa um chapéu de palha e é tido como protetor das classes menos favorecidas. É conhecido como “Advogado dos Pobres” pela patronagem espiritual e material que exerce. É comum achá-lo em festas e exposições, representado sempre rindo.