Apoie o DCM

Fantástico faz matéria sobre crise e desigualdade, culpa Dilma e isenta Temer e Guedes

Neste domingo (08), uma reportagem sobre a atual crise econômica no Brasil, exibida pelo Fantástico, causou grande repercussão nas redes sociais devido ao que parece ser uma imposição de narrativa.

O programa defendeu que a atual situação econômica do país é responsabilidade do governo de Dilma Rousseff. Além disso, a reportagem não atribui nenhum tipo de responsabilidade a Paulo Guedes, ministro da Economia há quase 2 anos.

Os internautas também perceberam outras omissões, principalmente de políticas implementadas pelo governo de Michel Temer, como o teto de gastos e a reforma trabalhista, mantidas por Bolsonaro. O programa atribuiu ao atual presidente responsabilidades, sobre os erros de suas posições com respeito à geopolítica internacional ou à sua postura diante da pandemia, mas evitou críticas sobre sua política econômica.

A deputada Érika Kokay (PT-DF) reclamou que mesmo a possível justificativa da emissora de buscar um contexto histórico da crise em sua matéria se mostrou ideologizada: “não a contextualiza politicamente nem diz onde se originou: no momento em que Aécio e as elites não aceitaram a derrota de 2014 e passaram a sabotar o Brasil”.

A reportagem foi criticada por “dizer que a desigualdade social diminuiu drasticamente durante a primeira década dos Anos 2000 e voltou e não deixa claro o porquê disso e nem quem estava no governo nessa época” – principalmente quando a desigualdade diminuiu com Lula como presidente.

Veja a repercussão abaixo: