Apoie o DCM

Fantástico sofre crise de audiência e Globo prepara mudanças para 2025

Maju Coutinho e Poliana Abritta são as apresentadoras do Fantástico. Foto: reprodução

O “Fantástico”, que completará 51 anos em 2025, enfrenta uma grave crise de audiência, registrando quedas significativas tanto em São Paulo quanto no Painel Nacional de Televisão (PNT). Na Grande São Paulo, a média caiu de 17,6 pontos em janeiro para 14,9 em novembro de 2024, enquanto no PNT a queda foi de 17,1 para 14,9 no mesmo período.

Com os 60 anos da Globo se aproximando, mudanças estruturais no formato e na equipe do programa estão sendo planejadas para recuperar relevância e público.

Entre as mudanças previstas está a saída de Poliana Abritta, no programa desde 2014. Ela pode voltar a ser correspondente nos EUA ou integrar o “Globo Repórter”. Maju Coutinho deve permanecer, mas a emissora estuda a escolha de um novo parceiro ou parceira para dividir a apresentação com ela, possivelmente priorizando uma apresentadora mulher.

Nos bastidores, há insatisfação com a perda da essência do “Fantástico”, marcada por grandes reportagens investigativas e denúncias de impacto nacional. Além disso, o formato atual, em que apresentadores aparecem sozinhos em algumas edições, tem gerado críticas. A reformulação busca resgatar a identidade original do programa, incluindo a volta de pautas de grande repercussão.

Outro programa fixo da Globo nas últimas décadas, o Jornal Nacional também sofre com a queda de espectadores. Segundo o portal O Planeta TV, o telejornal perdeu um ponto em média de audiência durante 2024.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line