Fãs de Chaves detonam o SBT por uso de IA no seriado: “Já é outra coisa”

O SBT utilizou inteligência artificial para “aprimorar” a qualidade dos episódios de “Chaves” e “Chapolin”, gerando debate nas redes sociais. Fãs criticaram distorções visuais, movimentos de câmera instáveis e efeitos artificiais que alteraram a experiência original. O perfil “Fórum Chaves”, no X, foi um dos principais críticos do uso da tecnologia na obra. “Não contente em ‘restaurar’ com IA, o SBT ainda esticou a imagem do episódio do ventríloquo, na segunda. E ainda cropou parte da imagem lateral”.
Apesar disso, alguns espectadores defenderam o uso da tecnologia. “Gente, vocês têm os arquivos originais, pra quê essa perseguição toda? Agradeçam que um seriado tão antigo ainda passa na TV hj em dia…”, escreveu um internauta.
Sobre as críticas, o SBT afirmou que continuará utilizando a inteligência artificial nos próximos episódios, mas considerará o feedback dos espectadores para aprimorar o processo. A emissora explicou que o objetivo é corrigir distorções comuns em gravações analógicas antigas, como ruídos e instabilidades.
Gente, vocês têm os arquivos originais, pra quê essa perseguição toda? Agradeçam que um seriado tão antigo ainda passa na TV hj em dia…
— Rockstar ? (@IsaacEvRock) January 2, 2025
Se você não presta atenção nisso, tudo bem. Se isso não muda a sua experiência, tudo bem.
A gente, no entanto, acompanha esses detalhes justamente no intuito de preservar a obra e buscando que a exibição seja melhor (e, claro, sabemos que é utopia ser algo como gostaríamos)
— Fórum Chaves (@ForumChaves) January 1, 2025
Enfim, podem ser detalhes tão pequenos, mas que no fim vão se somando e, quando vemos, o produto já é outra coisa.
E isso não significa ser contra tecnologia ou melhoria de imagem, mas sim defender que isso seja feita com critério e controle de qualidade.
— Fórum Chaves (@ForumChaves) January 1, 2025
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line