Apoie o DCM

Favelas viram opção de hospedagem no Rio na Copa, diz New York Times

A corrida dos turistas contra a escassez de hospedagem no Rio de Janeiro durante a Copa do Mundo – e a escolha de estadia em favelas como solução para o problema – foi notícia no jornal NY Times.

Com quartos de hotel perigosamente em falta, e albergues modestos no Rio de Janeiro cobrando 450 dólares (cerca de 1.074 reais) por uma cama durante o evento, moradores da Rocinha e de outras favelas estão oferecendo suas casas para fãs de futebol ao redor do globo.

A aventura de se hospedar em albergues dentro de uma favela tem seu preço, destaca o jornal. A reportagem cita os tiroteios e a presença do tráfico de drogas como parte da rotina de certas regiões da cidade.

Os perigos são compensados no preço cobrado por moradores, cerca de 100 reais por noite.

Segundo o jornal, “calor humano e autenticidade” são fatores que podem pesar a favor da hospedagem em áreas pacificadas.

A demanda criou até mesmo o nascimento de uma empresa chamada “Favela Experience”, que promete “acomodações acessíveis durante a Copa do Mundo”.

Saiba Mais: Exame