Faxineiro e a filha são aprovados juntos em universidade federal

Do Correio Braziliense:

Décadas afastado dos estudos não impediram que o estudante João Monte Rodrigues conseguisse entrar na Universidade Federal do Ceará (UFC). Foram exatos 34 anos longe da sala de aula até que, desempregado, ele decidiu voltar à escola em 2012.

Completando o ensino médio em colégios públicos, Rodrigues participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conquistou a sonhada vaga no curso de Engenharia de Petróleo. Para completar, o novo aluno da UFC também terá a companhia da filha, Ester Rodrigues, de 17 anos, aprovada na mesma universidade, mas no curso de engenharia ambiental. A família vive na comunidade indígena dos Tapeba, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Em entrevista ao jornal cearense O Povo, Rodrigues afirma que, apesar do desejo, já não pensava mais em faculdade. “Queria o ensino médio para entrar no mercado de trabalho, porque é o que as empresas pedem”, contou.

João, hoje funcionário de serviços gerais em uma repartição pública, também conta que durante a infância as possibilidades eram limitadas, sobretudo por ter de conciliar os estudos com o trabalho na roça ou em outras atividades como faxina. As dificuldades também se estenderam à filha Ester. Ambos estudavam juntos até meia-noite, tentando entender dúvidas que surgiam na sala de aula. “Nessa idade, é mais cansativo, mais difícil, mas conseguimos e terminamos juntos”, contou o estudante.

Apesar das boas notícias, João teme ter que largar os estudos caso não consiga assistência estudantil, já que o curso de engenharia de petróleo tem frequência integral, o impedindo de trabalhar. Para tentar conseguir finalizar a graduação, João agora espera conseguir uma Bolsa Permanência do Ministério da Educação. Além de quilombolas e indígenas, o auxílio também se aplica a estudantes de instituições federais de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

João Monte Rodrigues e a filha Ester
Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

Samara Felippo desabafa após filha ser vítima de racismo: “Não existe racismo reverso’

A atriz Samara Felippo expressou sua gratidão pelas mensagens de apoio neste domingo (28) após…

20 minutos ago

PCC usa Rio Grande do Norte como base para envio de drogas à Europa

O Primeiro Comando da Capital (PCC) expande suas operações no tráfico internacional, negociando cargas bilionárias…

36 minutos ago

Ônibus roda na curva e tomba na BR-116, em MG, deixando saldo de 7 vítimas fatais

Um ônibus de viagem tombou na BR-116, próximo ao Km 85, no município de Medina…

55 minutos ago

Instrutor de surf dá socos e marteladas em aluna em Bertioga (SP)

Uma surfista de 31 anos foi brutalmente agredida por um instrutor na praia de São…

1 hora ago

VÍDEO – Feliciano diz que ficou arrepiado e vira meme: “Todo trabalhado no gel”

O deputado federal e pastor Marco Feliciano (PL-SP) viralizou nas redes sociais ao comentar em…

2 horas ago

Felipe Neto provoca bolsonaristas nas redes: “Falta quanto para virarmos Venezuela?

Felipe Neto usou sua conta no X (antigo Twitter) para provocar apoiadores de Jair Bolsonaro…

2 horas ago