Apoie o DCM

Federação cobra documentos de Infantino sobre plano de “vender” parte da Copa do Mundo

Gianni Infantino durante evento da Fifa
Gianni Infantino, presidente da Fifa. Foto: Reprodução

A presidente da Federação Inglesa de Futebol (FA), Debbie Hewitt, pediu nesta quinta-feira (17) que Gianni Infantino divulgue todos os documentos sobre o projeto abandonado de abrir as Copas do Mundo a investidores privados. A dirigente enviou a solicitação antes da próxima reunião do Conselho da Fifa, marcada para 15 de outubro.

Infantino, que preside a entidade desde 2016, anunciou a proposta em agosto e depois pediu desculpas pela forma como tratou o tema. O plano gerou forte polêmica no futebol e não avançou. O comitê executivo da Fifa prometeu analisar o procedimento, mas não informou quem conduziria a apuração.

A Uefa declarou ter “perdido a confiança” em Infantino e abriu ações em tribunais dos Estados Unidos para obter os documentos. Hewitt também solicitou informações sobre a revogação da suspensão do atacante americano Folarin Balogun na Copa do Mundo de 2026, decisão que ocorreu após uma ligação do presidente Donald Trump ao dirigente da Fifa. Infantino confirmou em 6 de setembro que buscará a reeleição no congresso de março de 2027.