Fenômeno na Espanha, Podemos inspira os descontentes no Brasil

Do El País:

As jornadas de junho de 2013 evidenciaram descontentamento da população brasileira com as instituições e os partidos políticos. Na Espanha, movimento semelhante, o do 15-M ou dos Indignados de 2011, culminou três anos depois com a criação do Podemos, partido fenômeno que, com apenas dois meses de vida, conquistou cinco cadeiras no Parlamento Europeu e obteve 1.245.948 milhão de votos. Ao identificar a insatisfação com a corrupção, com a polarização partidária e com os efeitos devastadores da crise econômica, o Podemos se consolidou como a terceira maior força política no país e já inspira grupos e movimentos sociais que enxergam no Brasil os mesmos elementos para tentar emplacar uma nova forma de fazer política.

É o caso do Avante, nome provisório do projeto de partido, ainda em tubo de ensaio, que ativistas de vários movimentos sociais pretendem criar em 2015. Bastante inspirado no exemplo espanhol, o Avante reúne também um grupo de dissidentes da Rede Sustentabilidade, que abandonou o partido que Marina Silva (hoje no PSB) tenta criar desde 2013 ao se desiludir com os rumos tomados pela campanha presidencial, sobretudo com o apoio da ex-senadora, no segundo turno, ao candidato do PSDB, Aécio Neves.

“As pessoas buscam uma alternativa, os reflexos dos movimentos de junho de 2013 ainda estão aí. (…) A Rede seria essa alternativa. Ela se antecipou à isso, teve essa visão. Mas ao apoiar um dos lados na eleição, ao fazer uma campanha tradicional, ela perdeu a possibilidade de atrair esse sentimento, de realmente ser uma outra forma de fazer política”, avalia o historiador e escritor Célio Turino, que foi porta-voz da Rede em São Paulo e que foi um dos 7 dos 12 membros da Executiva paulista a deixar o sigla depois das eleições. “Estamos estudando muito a experiência espanhola, principalmente esse modelo cidadanista, horizontal, baseado no tripé do bem viver, do bem comum e do ecossocialismo. O Brasil precisa de uma reaproximação das pessoas com o poder, existe um vazio a ser ocupado”, disse.

Ainda em fase embrionária, o Avante reúne pessoas de vários Estados do Brasil, sendo um “bom tanto” de ex-militantes da Rede, além de dissidentes de partidos como o próprio PT, o PSOL e o PCdoB, e ativistas ligados aos movimentos de defesa dos indígenas, da luta dos garis do Rio de Janeiro, de movimentos culturais, de direitos humanos, entre outros. A ideia é conseguir obter o registro do partido no primeiro semestre de 2015.

Paulo Nogueira

O jornalista Paulo Nogueira é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Paulo Nogueira

Recent Posts

Justiça condena motorista do Porsche pagar 2 salários por mês à família de vítima

A Justiça de São Paulo condenou nesta quinta-feira (9) o empresário Fernando Sastre de Andrade…

2 minutos ago

Caminhão que levava doações avaliadas em R$ 250 mil para o RS é roubado no PR

Um caminhão carregado com doações destinadas às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul…

4 minutos ago

Médico bolsonarista que espalha fake news sobre Anvisa foi preso por assédio no Egito

O médico e influenciador bolsonarista Victor Sorrentino, que voltou a ganhar repercussão nas redes por…

56 minutos ago

Deputado “ex-gay” propõe proibir simulação de sexo em eventos e critica show de Madonna

O deputado Pastor Sargento Isidório (Avante-BA) criticou o show de Madonna que ocorreu no último…

1 hora ago

Fundação Ford e Bill Gates: Carluxo quer proibir Rio de atuar com ONGs “comunistas”

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) apresentou na Câmara Municipal do Rio de Janeiro um projeto…

2 horas ago

Ovelhas são resgatadas de telhado em Porto Alegre (RS)

Um grupo de voluntários que atua no resgate de animais localizou na tarde desta quinta-feira…

2 horas ago