Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir no Ibirapuera e atrai 15 mil pessoas

Neste domingo (18), o Parque Ibirapuera, em São Paulo, foi o cenário de uma performance com a atriz Fernanda Montenegro, que apresentou a leitura de “A Cerimônia do Adeus”, da filósofa Simone de Beauvoir. A leitura atraiu milhares de espectadores e destacou a relevância da obra para o debate sobre liberdade e identidade.
Mais de uma hora antes do início da apresentação, uma longa fila se formava no portão 2 do parque, que dá acesso ao auditório Oscar Niemeyer. Organizado pelo banco Itaú, o evento estimou a presença de 15 mil pessoas, muitas das quais esperavam ansiosas para assistir à projeção da leitura do lado de fora do auditório.
Durante a leitura, ela guiou a plateia por uma jornada através dos escritos biográficos de Beauvoir, compartilhando momentos de humor e dor com uma audiência hipnotizada. O público reagiu com risadas e lágrimas, em resposta às descrições da vida boêmia em Paris, aos encontros com Jean-Paul Sartre e às reflexões sobre o papel da mulher.
Ao final da apresentação, a atriz foi ovacionada de pé. Emocionada, ela agradeceu pela oportunidade de estar ali com sua filha e com o público, refletindo sobre o papel do teatro na era digital. “Quero agradecer que o acaso existe e por isso estou aqui com a minha filha, diante dessa multidão, pelo teatro”, afirmou Montenegro.
Confira o vídeo:
Fernanda Montenegro emociona multidão de 15 mil pessoas com Simone de Beauvoir no parque Ibirapuera, por @Alessan08662448 https://t.co/OKvWr19D2R pic.twitter.com/c0uqF6jOEo
— Jeff Nascimento (@jnascim) August 19, 2024