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Ferrari registra patente para evitar raspadas na dianteira dos carros

A frente de uma Ferrari. Foto: reprodução

A Ferrari registrou uma nova patente que promete reduzir um problema comum entre proprietários de supercarros: raspar a frente do veículo em guias ou obstáculos baixos. A tecnologia utiliza sensores capazes de identificar a altura de objetos à frente e, caso sejam considerados altos demais para o para-choque, o sistema emite um alerta sonoro. Se o motorista não reagir, os freios são acionados automaticamente, semelhante ao funcionamento de alertas de colisão, mas adaptado para objetos de baixa altura.

O recurso será ativado apenas em baixa velocidade, evitando acionamentos indesejados em situações de tráfego mais intenso. Em condições de maior velocidade, o carro continuará contando com a frenagem automática de emergência convencional. A Ferrari não detalhou se a inovação será combinada ao já conhecido sistema de elevação do eixo dianteiro, presente em alguns superesportivos, que permite ao carro superar lombadas e valetas com auxílio da suspensão pneumática.

Apesar do registro, não há garantias de que a tecnologia será aplicada nos futuros modelos da marca. Montadoras frequentemente registram patentes como forma de assegurar direitos de propriedade intelectual, independentemente da adoção prática. Ainda assim, o sistema reforça o interesse da Ferrari em ampliar soluções de conforto e proteção em seus veículos de alto desempenho.