Apoie o DCM

FHC diz que Doria não está preparado para ser candidato a presidente em 2022: “vai ter que se nacionalizar”

Do Globo:

Doria e FHC

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta segunda-feira que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), não está pronto ainda para ser candidato a presidente da República em 2022. Em entrevista ao portal UOL, o líder tucano considerou que o paulista precisa se “nacionalizar” para se tornar competitivo na próxima eleição.

— O Brasil é muito diverso, não adianta você pensar que vamos pegar uma pessoa que é do meu partido e acho que pode ser candidato. O Doria vai ter que se nacionalizar. Ele tem uma vantagem, os pais são da Bahia. Ele vai ter que ‘baianizar’, ‘cariocar’, ‘gauchar’, enfim, se é para expressar um sentimento nacional, você não pode ser de uma parte só, tem que atender essa diversidade do país — disse.

Somente o pai do governador é baiano. A mãe de Doria é natural de São Paulo. Doria é hoje o principal nome do PSDB para a disputa nacional daqui a dois anos, mas não é o único. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também é lembrado para a vaga. FH nunca escondeu a preferência por outros nomes que não o de Doria.

(…)

PS do DCM: Doria, que já chegou a dizer que FHC devia sair do PSDB por ser comunista, não conta com a confiança dos tucanos. Sua fama no partido é de traidor.

Com a vitória de Bruno Covas, a intenção agora é encontrar um candidato viável para enfrentar Bolsonaro e os progressistas em 2022. Luciano Huck é o nome preferido de Fernando Henrique.