Apoie o DCM

FHC: governo vive “fadiga de material” e faz “o tempo todo propaganda”, mas “controla a inflação”

 

O governo petista vive uma fadiga de material que indica que é o momento de mudança no comando do país, disse nesta terça-feira Fernando Henrique Cardoso. Mas, em contraposição ao que tem dito o pré-candidato de seu partido à presidência, Aécio Neves, rejeitou que a inflação esteja fora de controle.

“A partir de certo momento há uma fadiga de material, eu sofri essa fadiga quando estava no governo, e agora tem fadiga de material”, afirmou a jornalistas pouco antes de uma sessão solene do Senado para lembrar os 20 anos de lançamento do Plano Real, criado quando ele era ministro da Fazenda no governo Itamar Franco.

“Acho que tem que mudar, agora estamos chegando a uma hora de mudança”, acrescentou.

Segundo ele, o país tem melhorado nos últimos anos, mas é preciso fazer novos avanços, como ocorreu na época do Plano Real, e “falar a verdade ao povo”.

“Tem que falar com sinceridade, não pode fazer o tempo todo propaganda”, criticou o ex-presidente.

Fernando Henrique disse que se preocupa com possíveis perdas do Plano Real por conta da atual situação econômica interna, mas não considera que a inflação esteja descontrolada.

“Não posso ser injusto e dizer que o governo não controla a inflação. Na minha época era 20, 30 por cento ao mês, hoje é 6 por cento ao ano. Isso não quer dizer que não deva continuar controlando”, argumentou.

 

SAIBA MAIS

REUTERS