FHC, o da emenda da reeleição e das privatizações, diz que prisão de Lula é justa

SÃO PAULO — O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta quarta-feira que a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é uma notícia triste para o país, “mas justa”. Em entrevista a rádio CBN, o tucano afirmou que a prisão de Lula dá mostras de como a política brasileira vive um momento “delicado”, e lembrou dos tempos em que os dois eram companheiros de militância, no final dos anos 1970. Segundo FH, a prisão de Lula aconteceu porque o ex-presidente perdeu “o controle ético” ao chegar ao poder:
— Alguns perderam o controle ético ao levar a vida pública adiante — disse. —Agora, é a justiça quem decide.
De acordo com FH, a condenação de Lula – o primeiro ex-presidente brasileiro preso porcorrupção – aconteceu porque o PT e os partidos que compunham sua base modificaram a natureza da corrupção praticada no país:
— Transformou-se a corrupção numa forma de sustentação dos partidos no poder. E isso é inaceitável.
Ele também nega a tese de que Lula seja um preso político. Segundo FH, a Justiça brasileira “é livre”, e seguiu todos os trâmites previstos:
— É um momento delicado da vida política brasileira. Preferia que não tivesse percorrido esse caminho. Especialmente porque as acusações não são políticas — afirmou.
Segundo ele, esse raciocínio – de que Lula foi alvo de perseguição política – é enganoso. E que, por essa lógica, a classificação se aplicaria a diversos outros políticos condenados:
— Então o Maluf é preso político. O Palocci. Ou membros do PSDB que, porventura, sejam condenados.
(…)