Apoie o DCM

FHC sobre Bolsonaro: ‘Não creio que ele mesmo saiba’ o que vai fazer

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (YASUYOSHI CHIBA/AFP)

Em entrevista ao jornal argentino Clarín, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que ainda não há clareza sobre as prioridades no governo de Bolsonaro.

“Não se sabe exatamente o que ele [Bolsonaro] vai fazer. Não creio que ele mesmo saiba”, afirmou FHC.

O tucano também comentou as razões para a ascensão de Bolsonaro ao poder. “Insegurança das pessoas, condições econômicas ruins, desemprego e a revolução industrial das redes sociais, dão como resultado medo, um sentimento de quase ódio aos que estão no poder, ao PT especialmente, isso foi servido de bandeja para o fenômeno Bolsonaro.”

Sobre a nomeação de Sérgio Moro para o ministério da Justiça, Fernando Henrique diz que é uma aposta arriscada. “É arriscada porque ele nunca foi ministro. Mas creio que aceitou porque pensa que pode influenciar [o novo governo]. Tomara que consiga”, disse.

Ele também rejeitou o rótulo de “fascista” atribuído a Bolsonaro. “O fascismo é algo organizado, com uma visão corporativa da sociedade, com um só partido, e ele  é outra coisa”, disse. “[Bolsonaro] representa um autoritarismo que pode ter uma base ideológico de qualquer tipo. Tem expressões autoritárias mas, se elas vão se materializar, ainda não sabemos.”