Fifa suspende Blatter e Platini por 90 dias
Da ESPN:
O Comitê de Ética da Fifa confirmou, na manhã desta quinta-feira, a suspensão provisória do presidente Joseph Blatter por 90 dias, como já havia sido adiantado na quarta. O presidente da Uefa e principal nome para suceder o suíço, Michel Platini, e o ex-secretário-geral Jérôme Valcke receberam a mesma sanção.
Segundo o chefe da câmara de decisão do Comitê, Hans Joachim Eckert, o prazo das suspensões pode ser prorrogado por, no máximo, mais 45 dias. Durante todo o período da punição, que tem início imediato, Blatter, Platini e Valcke estão banidos de qualquer atividade ligada ao futebol.
O Comitê de Ética também anunciou que baniu o ex-vice-presidente da Fifa Chung Mong-joon por seis anos. O sul-coreano, que já havia anunciado sua candidatura para a sucessão de Blatter, também foi multado em 100 mil francos suíços (equivalente a quase R$ 400 mil).
“A base para essas decisões são as investigações que estão sendo feitas pela Câmara de Investigação do Comitê de Ética”, diz nota publicada no site oficial da Fifa. Cornel Borbély é o chefe da câmara; Robert Torres, o responsável pela investigação sobre Blatter; e Vanessa Allard, a sobre Platini.
Já o inquérito contra Chung Mong-joon foi aberto em janeiro de 2015, com base em um relatório sobre o processo de escolha para as sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022, vencidos, respectivamente, por Rússia e Catar. O sul-coreano teria infringido o Código de Ética da Fifa em cinco artigos.
Com a suspensão de Blatter, o camaronês Issa Hayatou, presidente da Confederação Africana de Futebol, assume o comando da Fifa. Ele já concorreu à presidência da entidade, em 2002, mas foi derrotado pelo suíço, de quem virou aliado nos anos seguintes.