Filha de Leila Diniz entra na Justiça contra Regina Duarte e PL por uso indevido de imagem

A diretora Janaina Diniz Guerra, filha da atriz Leila Diniz (1945-1972), decidiu processar Regina Duarte e o Partido Liberal por uso indevido de imagem e “violação à honra” de sua mãe. Ela pede R$ 52.800 de indenização em cada uma das ações, valor que é o limite do juizado cível.
O processo foi gerado por uma foto das atrizes Eva Todor, Tônia Carrero, Eva Wilma, Leila Diniz, Odete Lara e Norma Bengell em manifestação contra a censura e a ditadura militar, de 1968. A imagem foi utilizada fora de contexto em duas ocasiões, primeiro por Regina Duarte e em seguida pelo Partido Liberal e Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama, que preside o PL Mulher.
A antiga namoradinha do Brasil fez uso da foto em dezembro do ano passado, quando compartilhou em seu Instagram um vídeo defendendo a ditadura militar e reproduzindo um discurso de Jair Bolsonaro (PL). Na postagem, a imagem ilustra falas como “64 foi uma exigência da sociedade” e “as mulheres nas ruas pediam o restabelecimento da ordem”.
Já o PL usou o clique em fevereiro deste ano, em uma arte que comemorou a conquista do voto feminino no Brasil. “A memória de minha mãe é de total ruptura com todo o conservadorismo defendido pelo PL e por Michelle Bolsonaro que, em sua época, foi imposto pela ditadura militar, regime ao qual ela se opôs”, disse Janaina, ao Splash.