Apoie o DCM

Filha de Leila Diniz entra na Justiça contra Regina Duarte e PL por uso indevido de imagem

Regina Duarte chorando em cena de novela
Regina Duarte fez publicação utilizando imagem de Leila Diniz – Reprodução

A diretora Janaina Diniz Guerra, filha da atriz Leila Diniz (1945-1972), decidiu processar Regina Duarte e o Partido Liberal por uso indevido de imagem e “violação à honra” de sua mãe. Ela pede R$ 52.800 de indenização em cada uma das ações, valor que é o limite do juizado cível.

O processo foi gerado por uma foto das atrizes Eva Todor, Tônia Carrero, Eva Wilma, Leila Diniz, Odete Lara e Norma Bengell em manifestação contra a censura e a ditadura militar, de 1968. A imagem foi utilizada fora de contexto em duas ocasiões, primeiro por Regina Duarte e em seguida pelo Partido Liberal e Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama, que preside o PL Mulher.

A antiga namoradinha do Brasil fez uso da foto em dezembro do ano passado, quando compartilhou em seu Instagram um vídeo defendendo a ditadura militar e reproduzindo um discurso de Jair Bolsonaro (PL). Na postagem, a imagem ilustra falas como “64 foi uma exigência da sociedade” e “as mulheres nas ruas pediam o restabelecimento da ordem”.

Já o PL usou o clique em fevereiro deste ano, em uma arte que comemorou a conquista do voto feminino no Brasil. “A memória de minha mãe é de total ruptura com todo o conservadorismo defendido pelo PL e por Michelle Bolsonaro que, em sua época, foi imposto pela ditadura militar, regime ao qual ela se opôs”, disse Janaina, ao Splash.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link