Apoie o DCM

Filhos de embaixadores têm medo de sair às ruas após abordagem violenta da PM do Rio

A CDDHC atendeu, nesta sexta-feira, os adolescentes que foram alvo de uma abordagem policial truculenta em Ipanema. Foto: Divulgação

Quatro adolescentes, três deles negros e filhos de embaixadores, foram vítimas de uma abordagem policial truculenta em Ipanema na última quarta-feira (3). O episódio gerou denúncias de racismo e abriu uma investigação por parte da Polícia Militar e da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (CDDHC).

Segundo um ofício assinado pela deputada Dani Monteiro, presidente da CDDHC da Assembleia Legislativa do Rio (AlerJ), os adolescentes estão traumatizados e com medo de sair às ruas. Eles relataram à comissão que foram ameaçados de passar por um episódio ainda mais violento.

“É muito triste tudo isso. Não consegui dormir essa noite de tanta angústia. Os meninos estão abalados e com medo. Jamais poderia imaginar que isso aconteceria” desabafou a mãe de um dos jovens em entrevista ao jornal O Globo. Os adolescentes negros são do Canadá, Gabão e Burkina Faso.

Além da CDDHC, o Itamaraty também acompanha o caso, buscando averiguar as circunstâncias do ocorrido. Em nota, a Polícia Militar informou que a investigação está em andamento e que a Corregedoria da Corporação instaurou um procedimento apuratório.