Apoie o DCM

Flávio Dino envia carta à OMS pedindo apoio para compra de vacinas contra a Covid-19

Flávio Dino. Foto: Agência Brasil/EBC

Do G1:

O governador do Maranhão e presidente do Consórcio dos estados da Amazônia Legal, Flávio Dino (PCdoB), enviou nessa quinta-feira (25), uma carta ao diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adahnon, pedindo apoio internacional para a aquisição de vacinas contra a Covid-19. O consórcio é formado pelo Maranhão, sete estados do Norte e o Mato Grosso. No documento, o governador diz que conta o apoio da OMS para sensibilizar a Organização das Nações Unidas (ONU) e assim, destinar o excedente de doses produzidas nos países mais desenvolvidos seja destinado ao Brasil.

Flávio Dino também pede ainda que haja uma revisão dos critérios adotados pela aquisição de vacinas, o Covax Facility. A iniciativa da OMS é uma aliança global que conta com mais de 150 países e foi criada para impulsionar a distribuição de vacinas contra a Covid-19. Como justificativa para o pedido, ele cita o agravamento da pandemia de Covid-19 no país, que atingiu a marca de 300 mil mortos e, a carência de medicamentos necessários para os casos mais graves da doença e a falta de oxigênio. Até o momento, a OMS não respondeu ao pedido do governador.

LEIA TAMBÉM: Flávio Dino vai distribuir gás para 115 mil famílias de baixa renda no Maranhão

Entretanto, o diretor-geral da OMS afirmou nesta sexta-feira (26), que a entidade não possui doses de vacina contra a Covid-19 suficentes para atender as nações mais pobres neste momento. Tedros Adahnon pediu doação de 10 milhões de vacinas contra Covid para enviar aos 20 países.

(…)