Florianópolis tem a praia mais poluída do país, revela novo estudo

A Praia do Pântano do Sul, em Florianópolis (SC), foi identificada como a mais contaminada do Brasil, segundo o estudo “Expedição Ondas Limpas na Estrada”, realizado pela ONG Sea Shepherd Brasil em parceria com o Instituto Oceanográfico da USP. A pesquisa, que é a maior já feita sobre o perfil dos resíduos marinhos no país, revelou altos níveis de poluição por plástico em todo o litoral brasileiro.
A expedição percorreu 201 municípios ao longo de 16 meses, analisando a presença de resíduos plásticos nas praias brasileiras. Os resultados são alarmantes: 100% das praias apresentaram resíduos plásticos, e 97% continham microplásticos.
A região da Baixada Santista (SP) destacou-se entre as mais poluídas, com São Vicente registrando 10 resíduos por metro quadrado e Mongaguá apresentando 83 fragmentos de microplástico por metro quadrado. Entre os resíduos mais encontrados, as bitucas de cigarro foram o destaque.
Os dados da pesquisa foram disponibilizados em uma plataforma interativa digital, permitindo que os usuários explorem a situação das praias, cidades e estados com maior ou menor poluição, além de classificar os tipos de resíduos encontrados.
