Apoie o DCM

“Foi ignorado”: o motivo dos ataques recentes de Tarcísio a Lula

Lula e Tarcísio

Integrantes do Palácio do Planalto avaliam que as recentes críticas do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva têm relação direta com um episódio político recente. Segundo ministros e assessores, o governador teria se sentido incomodado por não ter sido citado como possível presidenciável durante entrevista do petista à Bandnews FM, na terça-feira (12/8).

No dia seguinte, Tarcísio participou do evento AgroFórum e afirmou que o Brasil “não aguenta mais o Lula”. Para auxiliares do presidente, a fala foi uma forma de reação e de se colocar no cenário eleitoral nacional, já que Lula mencionou outros nomes da direita, como os governadores Ratinho Júnior (Paraná), Ronaldo Caiado (Goiás) e Romeu Zema (Minas Gerais), mas deixou o paulista de fora.

A estratégia do Planalto, revelada anteriormente pela coluna, é evitar citar Tarcísio, mesmo em ataques, para não impulsionar sua projeção fora de São Paulo. Pesquisas internas indicam que o governador ainda é pouco conhecido no restante do país, e que confrontos diretos com o presidente poderiam aumentar sua visibilidade.

Na entrevista, Lula disse acreditar que, caso dispute a reeleição em 2026, sairá vitorioso, e defendeu que “quanto mais candidatos de direita, melhor”. Ao não incluir Tarcísio na lista de possíveis concorrentes, o presidente reforçou a linha adotada por seus estrategistas, o que, segundo aliados, motivou a reação pública do governador.