Apoie o DCM

Folha de S.Paulo adota formato menor para edição impressa a partir de setembro

Folha de S.Paulo. Foto: Divulgação

A Folha de S.Paulo anunciou que sua edição impressa passará por uma significativa mudança a partir de 1º de setembro de 2024. Depois de 103 anos circulando no formato standard (com cerca de 55 cm de altura), o jornal adotará o formato berliner, que possui medidas menores, com 44 cm de altura.

Segundo o jornal, essa mudança visa proporcionar uma leitura mais confortável e prática para os leitores, tornando o jornal mais fácil de manusear. A transição para o formato berliner também permitirá um aumento no número de páginas, com a média diária passando de 40 para 64 páginas. O novo tamanho é bastante comum em jornais de prestígio na Europa, situando-se entre o formato standard e o tabloide em termos de dimensões.

Além do novo formato, o jornal também passará a utilizar um novo sistema de impressão, que oferecerá uma qualidade superior nas imagens e cores. Com isso, a Folha de S.Paulo será o primeiro jornal impresso do Brasil a utilizar essa tecnologia que evita que a tinta manche as mãos dos leitores.

A adoção do formato berliner já havia sido realizada pelo Estadão em 2021, após 146 anos de circulação no formato standard. O movimento do Estadão também incluiu o retorno de editorias e a criação de novas seções, uma tendência que agora a Folha segue com seu próprio pacote de mudanças.

Mudança no modelo do jornal impresso da Folha de S.Paulo. Foto: Divulgação