Folha dispensa Janio de Freitas, 90 anos, e Gregório Duvivier

A Folha de S.Paulo demitiu Janio de Freitas e Gregório Duvivier, duas das poucas vozes de esquerda do jornal.
Janio tem 90 anos de idade e é um dos maiores colunistas políticos do Brasil. “Fui dispensado. Foi um prazer escrever lá por nove anos. Agradeço sobretudo aos leitores”, afirmou o humorista no Twitter.
“90 anos, 42 anos de Folha de S.Paulo. O mais brilhante, melhor jornalista político do Brasil (redução, eu sei, pq muito além da polítíca, mas só pra situar), o imprenscindível Janio de Freitas foi demitido hoje pela Folha. Qual o motivo?”, questionou Bob Fernandes.
“Luto na imprensa brasileira”, escreveu José Trajano.
Janio de Freitas foi informado da demissão por telefone às 12h30. Não decidiu se escreverá uma coluna de despedida.
Estava na Folha desde 1980. Em 1987, escreveu uma matéria clássica sobre construtoras que haviam combinado previamente o resultado da licitação para a obra da ferrovia Norte-Sul, nos anos Sarney.
O resultado da licitação fora anunciado pelo governo na véspera da publicação da reportagem.
Também foram desligados Sylvia Colombo, Ricardo Balthazar, Marilene Felinto, Thea Severino, entre outros.
Jânio de Freitas, aos 90 anos, nosso colunista maior, depois de quatro décadas nos brindando com sua inteligência, coragem e sabedoria,é dispensado pela Folha. Assim como @gduvivier. Luto na imprensa brasileira. @SergiusAugustus @sergiotodoprosa pic.twitter.com/CWqdGhvCUD
— Ultrajano (@ultrajano) December 15, 2022
90 anos, 42 anos de Folha de S. Paulo. O mais brilhante, melhor jornalista político do Brasil (redução, eu sei, pq muito além da polítíca, mas só pra situar) o imprenscindível Janio de Freitas foi demitido hoje pela Folha. Qual o motivo?
— Bob Fernandes (@Bob_Fernandes) December 15, 2022
