Apoie o DCM

Folha é detonada após lançar fake news sobre governo Lula e o RS

Governo Federal rebate Folha de S.Paulo. Foto: reprodução

A fake news divulgada pela Folha de S. Paulo, acusando o governo de Lula (PT) de mentir sobre uma proposta de ajuda do governo uruguaio em relação à tragédia que assola o Rio Grande do Sul, gerou indignação nas redes sociais.

Contrariamente ao que foi afirmado pelo jornal, o governo brasileiro aceitou a ajuda do país vizinho e expressou gratidão pelo apoio. O próprio governo uruguaio também compartilhou nas redes sociais o auxílio que está sendo oferecido ao Brasil, com um helicóptero das Forças Armadas sobrevoando a cidade de Porto Alegre.

Além disso, a Secretaria de Comunicação do Governo Federal emitiu uma nota refutando a reportagem da Folha. “Para sustentar essa afirmação, o jornal compara uma nota da assessoria de comunicação do Ministério Defesa com uma nota da Secom sobre o mesmo tema como se fossem contraditórias. Não são”, diz trecho da nota.

“A nota do Ministério da Defesa afirma que ‘o Comando Militar conjunto declinou da oferta da aeronave [do Uruguai] por restrições de pistas disponíveis para pouso em Porto Alegre'”.

Vale destacar também que o embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles, reforçou que o país está promovendo ajuda no resgate: “Somos todos gaúchos, hoje na ajuda humanitária e amanhã na reconstrução do Rio Grande del Sur. Esse é o Uruguai”.

Após a repercussão da fake news, diversos internautas criticaram o jornal, que se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. No X, antigo Twitter, a Folha foi parar nos Trending Topics.

Confira: 

https://twitter.com/PedroRonchi2/status/1788391676106477935?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1788391676106477935%7Ctwgr%5E9e86dc2909e6928a0b0f5f9d28b014f267432707%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.brasil247.com%2Fmidia%2Fmentira-grosseira-da-folha-contra-o-governo-lula-provoca-indignacao-nas-redes-sociais

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link