Folha espalha fake news sobre venda da Coronavac em Madureira, no Rio, diz jornalista
Nesta terça-feira (22), a jornalista Jô Hallack foi às redes sociais para denunciar que o jornal Folha de São Paulo espalha fake news sobre a venda da Coronavac em Madureira.
Segundo a jornalista a foto compartilhada nas redes sociais e reproduzida pelo jornal em ‘Camelôs vendem vacina falsa contra Covid-19 por R$ 50 no Rio’ “não é rastreável porque é um frame”.
“Alguns pequenos veículos de comunicação fazem matérias a partir deste post [Imagem da Coronavac]. Aí o Balaio do Koscho vai lá e espalha a fake news como se fosse verdade, tendo como única fonte a rede social. Paulista que não entende zoação e caô de carioca. Não contente com isso, a Folha de S Paulo manda um repórter apurar. A apuração consiste em ligar para o autor do post zoação e acreditar em tudo que ele diz. Na entrevista ele tenta diminuir a história. Diz que foi um único vendedor do viaduto do Mercadão …”, disse Jô Hallack.
Confira abaixo:
2. Na segunda, outra pessoa reposta a imagem – agora croppada, com outras dimensões. Repete a piada (algo comum nas redes). O texto é divertido. Diz q foi ela mesma q viu o vendedor. Tem humor. Fala que Madureira precisa ser estudada pela NASA. Aí os compartilhamentos explodem
— jô hallack ★ 13 (@johallack) December 23, 2020
4. Não contente com isso, a Folha de S Paulo manda um repórter apurar. A apuração consiste em ligar para o autor do post zoação e acreditar em tudo que ele diz. Na entrevista ele tenta diminuir a história. Diz que foi um único vendedor do viaduto do Mercadão …
— jô hallack ★ 13 (@johallack) December 23, 2020
5. Saudades, jornalismo. Da época em que um chefe de reportagem ia dizer bem alto. "ô fulano, pega um carro e vai lá em Madureira vie esse negócio"! E agora todo mundo acha que é mesmo verdade. E se for mentira, a história é tão boa. Vamos espalhar né. Mal não fará, na pandemia
— jô hallack ★ 13 (@johallack) December 23, 2020