Folha faz matéria sacana sobre deputada do PSOL e é detonada nas redes

No último sábado (25), a Folha de S.Paulo publicou uma denúncia contra a deputada estadual de Pernambuco Dani Portela (PSOL): “Pré-candidata do PSOL a prefeita do Recife recebeu diárias por viagem que não fez”, manchetou o jornal paulista. Porém, o veículo não explicou que a ida da parlamentar a uma reunião foi cancelada porque ela precisou antecipar um parto, tampouco que ela devolveu o dinheiro assim que voltou da licença maternidade.
“A parlamentar entrou em licença-maternidade, que teve o seu encerramento publicado no Diário Oficial do dia 14 de maio de 2024. No ato do seu retorno, foi solicitada a devolução da diária ao órgão devido, pela não-realização da agenda”, explicou a assessoria de Dani à Folha.
A deputada iria participar de uma reunião no Ministério da Igualdade Racial, em Brasília, entre os dias 23 a 31 de janeiro. Para isso, pediu o adiantamento das diárias no valor de R$ 10.918,64. Porém, o pequeno Jorge, seu primeiro filho, nasceu no dia 12 do mesmo mês.
Nas redes sociais, a publicação viralizou entre usuários detonando a Folha pela “má-fé” da reportagem e seguidores da extrema-direita que leram apenas a manchete criticando Dani Portela. “Olha os comentários de bolsonaristas corruptos xingando a esquerda! Revoltante!”, escreveu uma professora no X, antigo Twitter. Veja a repercussão:
Deputada Dani Portela (Psol-PE), pré-candidata à prefeita de Recife, teve q cancelar uma viagem a trabalho pq teve q antecipar o parto de alto risco. Devolveu as diárias. Mas olha a manchete da Folha. Olha os comentários de bolsonaristas corruptos xingando a esquerda! Revoltante! https://t.co/HkiejGv2AR
— Lola Aronovich (@lolaescreva) May 27, 2024
Bota um título completamente mentiroso e sensacionalista. E se vc quiser saber o que realmente aconteceu, só pode se pagar o paywall (ou usar o Leia Isso)
Enfim…
Isso por conta de 10mil reais que não foram usados pq ela teve UM PARTO e ainda foram devolvidos logo que ela voltou https://t.co/txPTrzkxJV pic.twitter.com/6CBF0zU8ax— so let’s repeat: dinosaur (@toddygno) May 27, 2024
Não fez a viagem porque precisou antecipar o parto por motivo de SAÚDE e quando voltou da licença maternidade DEVOLVEU as diárias.
CARAIO quanta má-fé da Folha! https://t.co/SfUQBK8khz
— ??♀️ ou ??♀️ (@marsolange) May 27, 2024
A pior parte é que essa informação está na reportagem, mas protegida por paywall.
Pra @folha, quem quiser a verdade tem que pagar. Se não pagar, então que fique apenas com essa manchete mentirosa…
— Marx Verstappen ☭?? marxverstappen.bsky.social (@MarxVerstappen) May 27, 2024