Apoie o DCM

Fome, estupro e chicotadas: pastor é preso por esquema de abusos contra fieis

Pastor preso no MA é suspeito de usar igreja para castigos físicos e abusos sexuais. Foto: Reprodução

O pastor David Gonçalves Silva foi preso na sexta-feira (17) em Paço do Lumiar (MA), suspeito de comandar um sistema de castigos físicos e abusos dentro da igreja Shekinah House Church. A ação faz parte da operação Falso Profeta, conduzida pela Polícia Civil, que investiga crimes como estelionato, estupro de vulnerável, fraude sexual e associação criminosa. O inquérito, iniciado há cerca de dois anos, já identificou entre cinco e seis vítimas.

Relatos indicam que fiéis, muitos em situação de vulnerabilidade, eram submetidos a punições e controle psicológico. “Eu cheguei com 13 anos de idade. Estava na rua, em situação de vulnerabilidade, e pensando que estava me refugiando para ter uma ajuda, mas infelizmente vivi uma prisão por vários anos”, afirmou uma das vítimas.

As punições incluíam agressões físicas, como chicotadas chamadas de “readas”, além de privação de comida. Em um dos áudios obtidos pela investigação, o pastor diz: “Até resolver a situação da bomba, estão sem comer”. Outro depoimento aponta coerção constante: “Se a gente não fizesse o que ele queria, a gente era punido. Ele deixava a gente de canto, fazia a gente ficar sem comer, fazia a gente apanhar”.

A polícia também apura abusos sexuais, com relatos de manipulação e violência. “Ele dizia que, por fora, podia ser homem, mas que, em quatro paredes, tinha que ser mulher”, disse uma das vítimas. As investigações seguem em andamento, com apreensão de materiais e busca por possíveis novos casos.