Apoie o DCM

“Fora Starlink”: Sâmia denuncia uso dos satélites de Musk no garimpo ilegal

Sâmia Bomfim (PSOL-SP), deputada federal. Foto: reprodução

A deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) enviou um ofício à Anatel questionando a falta de suspensão dos direitos da Starlink, de Elon Musk, para explorar satélites não geostacionários, após a Polícia Federal apreender 24 antenas da empresa na terra indígena Yanomâmi. O bloqueio dos sinais só ocorreu após a operação, levantando dúvidas sobre a fiscalização da Anatel.

A parlamentar, que pede a suspensão das operações da empresa no Brasil, quer saber como é feita a inspeção dos sinais de comunicação em áreas de garimpo ilegal e quais áreas do país são abrangidas pela exploração da Starlink. “Fora Starlink”, escreveu em sua conta no X, antigo Twitter.

“Em meio às operações de fiscalização resta evidente a reincidência da empresa em disponibilizar ferramenta de sistema de internet de alta velocidade em áreas remotas cujo uso por criminosos é fundamental para o exercício de garimpo ilegal nessas regiões”, diz o ofício da parlamentar.

No X, Sâmia questionou “como essas antenas de banda larga foram parar nas mãos do crime organizado”. Ela ainda afirmou que “é evidente que a empresa do bilionário faz vistas grossas para a utilização do seu produto a serviço do crime”.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link