Apoie o DCM

Forbes vendida para grupo de Hong Kong

A família Forbes, emblema da riqueza americana e precursora do jornalismo de empresas, cederá o controle do império midiático que cultivou durante quase um século vendendo uma participação majoritária a um grupo com sede em Hong Kong.

A transação cotou a Forbes Media em US$ 475 milhões, disse uma fonte do setor que pediu não ser identificada porque os termos são privados.

O acordo, anunciado hoje, entregará a revista Forbes e seu popular ranking das pessoas mais ricas do mundo a um conjunto de investidores liderados pela Integrated Asset Management (Asia), fundada pelo investidor Tak Cheung Yam, disse a Forbes em um comunicado.

“O grupo de investidores fornecerá capital, bem como experiência financeira e operacional, e almeja aproveitar suas relações internacionais para ampliar estrategicamente o alcance da Forbes Media em uma escala internacional”, disse a Forbes.

Steve Forbes, diretor da família e candidato a presidente dos EUA duas vezes, colocou a matriz da revista, a Forbes Media LLC, à venda em novembro, após anos de lucros decrescentes causados pela penetração da mídia digital na receita por anúncios antes possuída pela mídia impressa.

A venda sinaliza a persistência do declínio das dinastias midiáticas americanas, um grupo de elite outrora próspero que incluía a família Chandler, dona do jornal Los Angeles Times até sua fusão com a Tribune em 2000; a família Bancroft, que vendeu o Wall Street Journal a Rupert Murdoch, e a família Graham, que encontrou em Jeff Bezos, fundador da Amazon.com Inc., um novo dono para o Washington Post.

Saiba Mais: exame