Ford recontrata engenheiros após IA falhar em controle de qualidade

A Ford voltou a recorrer a engenheiros humanos experientes nos Estados Unidos depois que sistemas de inteligência artificial e automação não atingiram o padrão de qualidade esperado pela montadora. Relatos publicados na imprensa internacional apontam que cerca de 350 especialistas técnicos veteranos foram recontratados ou promovidos, especialmente para reforçar inspeções e prevenir falhas antes que as peças chegassem à linha de produção.
A empresa havia ampliado o uso de IA em etapas de controle de qualidade, mas concluiu que a tecnologia não substituía integralmente o olhar técnico acumulado por profissionais antigos. Internamente, esses especialistas são conhecidos como “gray beards” (ou “barbas grisalhas”), expressão usada para designar trabalhadores com longa experiência prática. Com a mudança, a Ford busca reverter o histórico recente de recalls e subir no ranking de qualidade inicial da J.D. Power nos Estados Unidos, onde vinha enfrentando dificuldades nos últimos anos.
O COO da Ford, Kumar Galhotra, reconheceu que a montadora vinha confiando excessivamente em sistemas automatizados. “Não estávamos obtendo os resultados desejados”, afirmou. Já Charles Poon, vice-presidente de engenharia da Ford, disse que a falha não estava na IA em si, mas na forma de uso: “A inteligência artificial é uma ferramenta fantástica, mas ela só é tão boa quanto as informações usadas para treiná-la.”
