Apoie o DCM

Fortaleza terá a maior demolição da história do Brasil; entenda

Fachada do Seara Praia Hotel, em Fortaleza; demolição começará ainda neste mês. Foto: Izaias Vieira/Magalhães Demolição

A maior demolição de um prédio em altura já registrada no Brasil será iniciada neste mês em Fortaleza (CE). O alvo é o tradicional Seara Praia Hotel, com 25 andares e 75 metros de altura, localizado na avenida Beira-Mar, de frente para a praia do Náutico. Após 40 anos de funcionamento, o local encerrou suas atividades em janeiro de 2025.

A operação será conduzida pela empresa Magalhães Demolição, que estima duração de dez meses. A primeira fase inclui a retirada de elementos internos como portas, janelas e esquadrias. Na etapa seguinte, escavadeiras e guindastes equipados com rompedores de longo alcance serão usados para desmontar a estrutura de cima para baixo, sem implosões, com monitoramento da Defesa Civil de Fortaleza.

Para garantir a segurança do entorno, o prédio será completamente telado e receberá bandejas de proteção, além de medidas de controle de poeira, ruído e impacto ambiental. A empresa afirma que não haverá necessidade de interdição das vias próximas e que os resíduos da obra serão reciclados e usados como material de pavimentação.

No terreno, será erguido o Mansão Seara, um edifício de 50 andares com apartamentos de alto padrão, assinado pelo arquiteto Arthur Casas. A entrega está prevista para 2030. Também está em planejamento o Infinity Fortaleza, com mais de 400 unidades voltadas à hospedagem.